sexta-feira, 1 de abril de 2016

O dia da democracia: um mapa das manifestações contra o golpe em todo o Brasil

"Gente que votou no PT, gente que não gosta do PT, mas sobretudo, gente que não pode por em dúvida a integridade da presidente Dilma e está aqui pela democracia. Gente que viveu o 31 de março de 1964. Estou aqui para agradecer a vocês que me animam a dizer que não, de novo não. Não vai ter golpe" - Chico Buarque


Em um dia marcante na luta contra o golpe, mais de 800 mil pessoas saíram às ruas em todo o Brasil nesta quinta-feira, pedindo respeito à democracia e rejeitando o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Em todos os estados e no Distrito Federal, uma multidão de trabalhadores, artistas e estudantes ocupou 75 cidades e deu uma resposta à ofensiva golpista. O grito de "Não vai ter golpe" entra, cada vez mais, para a história.

Em Brasília, mais de 200 mil pessoas se mobilizaram pela democracia, caminhando até o Congresso Nacional. Grandes manifestações foram registradas, também, em Porto Alegre - que viu mais de 80 mil pessoas tomarem a Esquina Democrática -, São Paulo - cuja região central recebeu mais de 60 mil -, Rio de Janeiro - com 50 mil pessoas no Largo da Carioca - e Belo Horizonte - que contou com 40 mil manifestantes na Praça da Estação.

Em uma semana que poderia ter sido amplamente negativa para Dilma, ventos alvissareiros começaram a soprar. A saída do PMDB do governo, em cerimônia quase circense, retirou um grande peso das costas do Governo; além disso, a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter longe de Sérgio Moro as investigações sobre o ex-presidente Lula representa, sem dúvida, um balde de água gelada nos golpistas. A esses fatos se soma a grande mobilização de brasileiros nesse simbólico 31 de março, que lembrava os 52 anos do golpe que mergulhou o Brasil numa violenta ditadura militar.

A mídia monopolista, a oposição de direita e uma justiça absolutamente seletiva não contavam, certamente, com a resistência das ruas. O que se viu nesta quinta-feira foi uma emocionante unidade popular, com a presença em massa de representantes de todas as classes sociais, organizações estudantis, movimentos de luta por moradia e muito mais. Era, ao contrário do que tenta nos fazer crer a grande imprensa, um movimento do povo - em São Paulo, por exemplo, a Federação das Indústrias do Estado não distribuiu champanhe para os manifestantes, ao contrário do que praticou em recentes atos dos golpistas. O único líquido recebido pela massa que ocupou o centro da capital paulista foi a chuva que, ao atingir a multidão, lavou a alma dos presentes e completou o cenário de resistência.

O mais significativo é que, em cada parte do Brasil, as ruas se levantaram. Os golpistas certamente tentarão levar adiante o processo de impeachment. Não há dúvida de que a imprensa, a justiça e vários partidos de oposição seguirão mancomunados para derrubar o governo. No entanto, cada vez mais, os trabalhadores demonstram sua disposição para lutar contra um sistema que parece poderoso, mas que treme de medo das grandes mobilizações populares e das ruas tomadas. O caminho da nossa vitória já foi mostrado.

Confira, abaixo, imagens e vídeos das principais manifestações realizadas no País nesta quinta-feira:

Brasília: 200 mil pessoas



 Porto Alegre: 80 mil



São Paulo: 60 mil



Rio de Janeiro: 50 mil



Belo Horizonte: 40 mil



Abaixo, mais imagens das manifestações por estado:

Amapá:

Macapá: 300 pessoas



Alagoas:

Maceió - 4 mil pessoas



Bahia:

Salvador - 30 mil pessoas



Araci - 500 pessoas






Feira de Santana - 3 mil pessoas





Ceará:

Fortaleza - 50 mil pessoas





Sobral - 500 pessoas





Goiás:

Goiânia - 2 mil pessoas





Maranhão:

São Luís - 1000 pessoas



Imperatriz - 500 pessoas





Mato Grosso:

Cuiabá - 400 pessoas







Pará:

Belém - 30 mil pessoas






Paraíba:

Campina Grande - 12 mil pessoas



Cajazeiras - 1200 pessoas





Paraná:

Curitiba - 5 mil pessoas



Londrina - 1000 pessoas






Cascavel - 5 mil pessoas





Pernambuco:

Recife - 40 mil pessoas




Piauí:

Teresina - 1000 pessoas





Rio Grande do Norte:

Natal - 20 mil pessoas



Mossoró - 3500 pessoas






Rondônia:

Ji-Paraná - 1000 pessoas





Roraima:

Boa Vista - 700 pessoas






Santa Catarina:

Florianópolis - 3 mil pessoas





Joinville - 60 pessoas





Chapecó - 550 pessoas





São Paulo:

Sertãozinho - 300 pessoas





São José do Rio Preto - 150 pessoas





Sergipe:

Aracajú - 30 mil pessoas










Nenhum comentário:

Postar um comentário